Quero ser um diplomataVamos dar uma pausa.

Por um momento, não falemos mais em livros, temas “quentes” e técnicas de estudo. Afinal, para alguém que se lança no projeto de encarar o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), lidar, de um jeito ou de outro, com uma certa massa de conhecimentos é um pressuposto óbvio. Todo mundo se prepara para encarar, a seu modo, a batelada de exames.

Meu objetivo neste breve texto é falar do que está fora dos exames, dos pequenos desafios que não se resolvem na forma de perguntas e respostas, mas que podem influenciar seu desempenho.

Todos sabemos da variedade e extensão das provas que compõem o CACD. As perguntas podem passar por coisas tão diversas como Metternich, transposição das águas do São Francisco, CELAC e mercados atomizados (entre outros!). Diante de tantas exigências, não surpreende que muitos candidatos se sintam algo intimidados.

O “frio na barriga” faz parte da experiência humana de encarar desafios, mas não se deixe levar por ele. Sejamos realistas: é possível que nem sempre você saiba tudo sobre uma ou algumas questões de uma prova.

#ficaadica 01: mostre mais inteligência que dados. Não se furte a apresentar os dados e informações que você tiver sobre qualquer questão, mas lembre-se de que o concurso para diplomata não é para enciclopédias ambulantes. Circunscreva os problemas, apresente os temas indicados na questão em seu contexto, faça conexões. Você precisa ter estudado, sim, mas pode ser que nem sempre consiga ter tudo na ponta da língua. Priorize o que é relevante para a discussão. Ano de nascimento de Metternich? Lista de reuniões da CELAC? É melhor apresentar (e discutir) o que você sabe sobre o Congresso de Viena e as oportunidades e obstáculos à integração da América Latina e do Caribe.

A preparação para concursos é um ambiente no qual, não raro, formamos amizades e vivenciamos episódios exemplares de solidariedade. Estudar junto com os colegas, compartilhar livros, debater e ensinar algo a alguém. É por aí!

#ficaadica 02: não se deixe contaminar por clima de disputa acirrada, de ver em cada competidor um obstáculo ao seu sucesso. O que vai te colocar onde você quer é o seu conhecimento, a sua capacidade de lidar com o desafio objetivo das provas. Esqueça os “sabichões” que cantam vitória antes da hora, e não entre no jogo do pânico de rumores desestabilizadores. Acredite em você. Lembre-se do esforço e dedicação dados a esse projeto e entregue o melhor de si em cada resposta. Ter um “Plano B” e saber que o concurso não representa um “tudo ou nada” na sua vida ajudam a colocar o nervosismo de lado e a pensar melhor as suas respostas.

Por fim, encarar diversas provas longas, debruçado por horas em uma mesinha, quase imóvel e em clima de alta concentração é, em muitos sentidos, também um desafio físico.

#ficaadica 03: lembre-se do trinômio “nutrição, hidratação e repouso”. Trabalhe essas três dimensões para fazer as provas em clima de bem-estar. Coma algo leve para te dar energia, evitar uma digestão carregada e não sentir o incômodo da fome nas várias horas de prova. Não se esqueça da hidratação, essencial para um metabolismo adequado, e durma o máximo de horas que puder nos dias que antecederem cada prova. Um bom sono ajuda muito na capacidade de concentração. Ajude seu corpo a ajudar seu cérebro.

Espero que essas dicas – e são apenas dicas – ajudem a aliviar a pressão e a encarar melhor o CACD. Acredite em você e vá em frente!

José Roberto de Andrade Filho


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

diplomata-arte

Faça um Comentario

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>