Devido ao alto nível de exigência das provas do certame, sabemos da importância de se preparar com docentes que conheçam minuciosamente o conteúdo atualmente exigido pela banca responsável pelo concurso.

A equipe escalada para esse curso é formada por Diplomatas e Especialistas em concursos para carreira diplomática. O preparatório é baseado no edital publicado, e contempla todas as disciplinas cobradas na 1ª fase. Conheça abaixo mais detalhes sobre os nossos professores:

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Promovido a Primeiro-Secretário, em junho de 2006. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Diplomacia do Instituto Rio Branco em março de 2007. Concluiu o Curso de Doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, em julho de 2007. Serviu na Embaixada do Brasil em Washington, Setores Econômico e de Promoção Comercial (Chefe), entre 2007 e 2010. Publicou o livro “La Corte Penal Internacional. Soberanía versus justicia universal”, Editoriales Reus/Zavalía/Temis/ UBIJUS, Madrid/Buenos Aires/Bogotá/México, D.F., em novembro de 2008. Condecorado com a Ordem do Rio Branco, Grau de Oficial, em abril de 2010. Assessor do Embaixador Antonio Patriota, na Secretaria-Geral das Relações Exteriores, em junho de 2010. Diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (DFPIT – Ministério do Turismo), 2013–2014. Foi Presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), em 2015. Publicou o romance “Como ser malandro parecendo mané”, Giostri Editora, fevereiro de 2016. Promovido a Conselheiro em junho de 2016. Atualmente é Chefe da Assessoria Internacional da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) da Presidência da República.

_________________________________________________

Prof. Bruno Quadros e Quadros  – História Mundial – Diplomata

Bruno QuadrosBacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), em 2008, Bruno Quadros e Quadros estudou, também, História na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi chefe do Departamento de Relações Internacionais da filial de Curitiba da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brazil). Ingressou na carreira diplomática em 2012 e concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em dezembro de 2013. Foi Encarregado de Negócios, a.i. do Brasil na Líbia (abril de 2014) e na Guiné Equatorial (novembro-dezembro de 2014). Além disso, participou, em Dacar, dos preparativos para a visita do então Chanceler Mauro Vieira ao Senegal, em setembro de 2015. É subchefe da Divisão da África I (DAF-I), no Itamaraty. Fala inglês, espanhol, francês e russo.

_________________________________________________

Prof. Igor Barbosa – Noções de Direito e Direito Internacional Público – Diplomata

Igor BarbosaDiplomata desde 2008, com experiência profissional na Consultoria Jurídica do MRE e na Embaixada do Brasil no Haiti, entre outras funções. Atualmente trabalha na Coordenação-Geral de Contenciosos do Itamaraty. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, atualmente está em fase de conclusão de Mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio docente na disciplina Direito Internacional Público. Professor em cursos preparatórios para a carreira diplomática e para carreiras jurídicas, também é ex-Professor-Assistente de Teoria das Relações Internacionais no Instituto Rio Branco. Cursou a Sessão de Direito Internacional Público da Academia de Direito Internacional da Haia, em 2011.

_________________________________________________

Prof. Rafael Prince – Política Internacional – Diplomata

Rafael PrinceDoutorando em Estudos Internacionais Digitais pelo King’s College London (2014), mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2012) e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (2009). Diplomata desde 2010, tem experiência como professor nas áreas de política internacional e política externa brasileira, e como pesquisador em direitos humanos, comércio internacional e governança global da Internet. No MRE, teve experiências na Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, na organização da Rio+20, na campanha brasileira à Direção-Geral da OMC, e atualmente trabalha com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

_________________________________________________

Prof. Guilherme Sorgine – Política Internacional – Diplomata

guilhermeDiplomata desde 2012, tem experiência profissional na Divisão da África II e no Departamento de África do MRE. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Encontra-se em fase de conclusão do Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Política Externa Brasileira e Cooperação Internacional no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), também lecionou em cursos preparatórios para a carreira diplomática. Atualmente, é Professor Assistente de Técnicas de Negociação no Instituto Rio Branco.

_________________________________________________

Prof.  Bandeira – Geografia & Inglês – Diplomata

Helges BandeiraDiplomata desde 2014, Helges Samuel Bandeira atuava como empresário, professor, advogado e consultor jurídico em Santa Catarina. Atualmente, trabalha na Divisão da África I, no Palácio Itamaraty, e leciona Inglês e Geografia, em cursos preparatórios para a Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, com passagem pela Université de Nantes, onde aprofundou seus conhecimentos sobre Direito Marítimo e Direito Internacional, sempre teve interesses multidisciplinares. Além de sua formação jurídica, tem ampla experiência nas áreas de ensino e de administração de empresas.

_________________________________________________

Prof. Tiago Santos  –  Noções de Economia – Diplomata

Thiago SantosDiplomata desde 2007, com experiência profissional na Divisão das Nações Unidas, Divisão da África I e Divisão da Europa III. É atualmente assessor na Divisão de Política Financeira. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Chicago, tem graduação em Direito pela pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em diplomacia pelo Instituto Rio Branco. Foi monitor pelo Brasil do referendo de independência do Sudão do Sul.

_________________________________________________

Prof. Paulo Victor Valença – História do Brasil – Diplomata

paulo-vitorNomeado Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, em 24/12/2015. É Bacharel em História e Arqueologia pela Universidade Aristóteles de Tessalônica na Grécia.

_________________________________________________

Prof. Bruno Felipe – Noções de Economia – Diplomata

_________________________________________________

Prof. Elias Santana – Gramática – Especialista em Língua Portuguesa

EliasLicenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por esta razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

_________________________________________________

Profa. Vânia Araújo – Texto – Especialista em Língua Portuguesa

vaniaLicenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra aulas de Interpretação de textos e de Redação Discursiva há mais de dez anos nos principais cursos preparatórios para vestibulares e concursos do Distrito Federal. Já trabalhou também em cursos de Belo Horizonte e Goiânia.

_________________________________________________