As provas da terceira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018 foram aplicadas no último fim de semana. Os poucos CACDistas esforçados (e felizardos) que puderam se submeter a essas avaliações vivem, neste momento, a expectativa de comemorar o Ano Novo empossados na classe de Terceiro(a)-Secretário(a). A maioria, porém, já deve pensar na próxima edição do Concurso. Quem não faz isso ainda, perde um tempo precioso de preparação.

A maioria dos candidatos aprovados no CACD tentaram o ingresso na carreira diplomática mais de uma vez (três em média). Eu mesmo fui reprovado duas vezes antes de conseguir me tornar diplomata. Como se sabe, e eu repito isso sempre, esse concurso público é bem distinto dos demais, pois ao mesmo tempo em que oferece poucas vagas e tem nível de concorrência bastante elevado, o formato das provas costuma repetir-se no ano seguinte[1].

Ou seja, se o normal é tentar mais de uma vez, e a nova tentativa ocorrer no ano seguinte, todo CACDista deveria iniciar sua preparação pronto(a) para levantar-se logo após a primeira (e já esperada) queda, mas, claro, a teoria é mais fácil do que a prática. Todo(a) candidato(a) que começa a se dedicar à árdua preparação ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata acredita – e assim deve ser – que tem chance de passar.

Essa autoconfiança é necessária, inclusive para evitar que o nervosismo atrapalhe o desempenho nas provas. O “remédio” da segurança, no entanto, deve ser tomado na dose correta, senão ou não faz efeito ou vira veneno. Todo CACDista sofre pressões externas e internas (autocobranças). Idade; falta de emprego (ou de dinheiro); desejo (ou não) de se mudar da cidade onde vive; vontade de deixar o setor privado e buscar a estabilidade de um bom emprego público; enfim, são muitas as razões que podem servir de estímulo favorável ou contra na hora da preparação ao CACD.

A vocação para tornar-se diplomata deve ser questionada ainda antes da preparação. Se você chegar à conclusão de que a possui, invista em seu fortalecimento, pois esse será o combustível para aguentar o esforço necessário para os estudos. Permita-se, porém, fracassar; ou melhor: tropeçar uma, duas ou quantas vezes forem necessárias para perceber onde estão os obstáculos que te impedem de concluir a caminhada até a vitória. E se esse foi o seu caso em 2018, levante-se logo e corra para chegar mais disposto(a) à próxima edição do CACD. Boa sorte!

[1] Desde 1996, quando o Concurso recebeu o nome de CACD, houve ao menos uma edição por ano (em 2003 foram duas). Antes disso, porém, o concurso já era realizado anualmente com o nome de Exame Vestibular.

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2018, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

 width=

1 Comentário

  • jonas cordeiro de oliveira 19 de outubro de 2018

    Com a lei orçamentaria assinada pelo Temer, haverá cad 2019?

Faça um Comentario

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>